O Labrador, com seu temperamento dócil, passou a ser muito popular em todo o mundo, se tornando um cão para toda a família. Equilibrado, trata-se de um cachorro muito devoto ao seu dono. Por esse motivo, ele tem a intenção de cuidar e de agradar seu tutor. Além disso, a raça é extremamente tolerante e paciente, o que facilita ainda mais sua interação com crianças e adolescentes.
Personalidade:
Quando o assunto é a personalidade deste cãozinho, é possível afirmar que ele é amigável, extrovertido e alegre. Cheio de energia, o labrador vai adorar passar horas ao lado do tutor, seja passeando ou brincando. É leal e carinhoso, portanto, também é um ótimo companheiro para um fim de tarde tranquilo dentro de casa.
Adaptabilidade:
- Este cachorro tão querido possui uma adaptabilidade alta, adorando casas grandes e com espaços abertos, mas também podendo se acomodar em aparatamentos. No entanto, caso esse animal viva em um local com pouco espaço, é necessário que o dono coloque-se a disposição para passear e brincar com o pet em lugares abertos. Diminuindo assim, o seu alto nível de energia.
O labrador e as crianças:
- O tamanho desse animal pode até levar a pensar ao contrário, mas o labrador é um ótimo companheiro para as crianças. Esse brincalhão nato, possui um espírito alegre e extrovertido, bem semelhante ao das crianças. Por isso, pode se tornar um excelente amigo da garotada.
O barulho:
- Este cachorro só late em ocasiões especiais, no geral é um cão silencioso. Portanto, as vocalizações desse animal podem surgir quando ele quer chamar a atenção do dono para algo ou quando está muito animado.
Saúde:
- Existem algumas doenças comuns que afetam a saúde da maioria dos Labradores. As questões hereditárias são algumas delas. A catarata e as displasias, que podem ser de cotovelo ou a coxofemoral, podem ser dois grades exemplos disso. No entanto, ainda com relação às displasias, elas podem surgir devido ao exagero de exercícios. Por isso, é de extrema importância cuidar para que o animal não extrapole nas caminhadas e nas brincadeiras.
- Além dessas, o proprietário também deve ficar atento à obesidade desses animais, que pode surgir pois os labradores são verdadeiros comilões. Com a idade avançada os animais podem ficar ainda mais propícios a esse problema.
Os filhotes:
- Além dos aspectos naturais da raça, os filhotes precisam de uma atenção especial com relação à saúde. Os pequenos animais não possuem o sistema imunológico totalmente desenvolvido, por isso, estão mais suscetíveis a contraírem viroses sérias, como a parvovirose e cinomose.
Curiosidades da raça:
- O labrador é um cão que pode atender uma grande variedade de tarefas se treinado corretamente. Além de ser um ótimo cão de companhia, essa raça pode ser usada como cão-guia, cão para terapia, para encontrar pessoas perdidas em desastres naturais e também como um cão policial, auxiliando policiais a encontrarem drogas ou explosivos.
- Outra atividade que os labradores adoram realizar é a natação. A pelagem é impermeável e a cauda dessa raça é semelhante à de uma lontra, facilitando ainda mais a natação.
Olá, seja o primeiro a comentar!